Thursday 8 March 2007

A ETERNA PERGUNTA: COMO CHEGO NAS RADIOS COM O MEU SOM?

Falando do título, recebo em média de dez a quinze discos por semana de bandas independentes, que tem aquela ansiedade em saber se o seu som é legal, se pode tocar em radio ou se “vai” tocar na radio.
Fico pensando que já senti exatamente isso há uns quase vinte anos atrás, quando as possibilidades eram ainda menores. Só pra situar o leitor, nessa época, para se gravar alguma coisa era quase um sonho, se pensava em sons e não se chegava aos resultados. Hoje temos as praticidades tecnológicas e as figuras fundamentais em vários processos, os produtores, que apareceram fazendo a diferença.
Mas geralmente a banda ainda tem algumas resistências com as figuras dos produtores que, cada vez mais, contribuem para bons resultados.
Na maioria de materiais que recebo semanalmente, noto que existe uma necessidade muito grande de se fazer algum tipo de promoção, para que o som toque de alguma forma, como se esse procedimento fosse a única forma de entrar em alguma programação de radio, então, eu recebo algumas pessoas trazendo seu material e já me dizendo que querem fazer uma “promoção” dar alguma coisa. Isso é uma das coisas mais exaustivas no quesito abordagem. Porque se o som não é bom, não é de verdade, não adianta fazer muita coisa. Noto que a preocupação das bandas e de seus produtores é extremamente relacionada ao fato do som ser, no conceito deles, radiofônico!!!
Mas eu pergunto: Onde está a essência dessas bandas, que acima de tudo, gravam para exclusivamente tocar em rádios, como se isso fosse a coisa mais importante do mundo, e eu digo: - Não é!!!
Diria que a melhor forma de se chegar nas rádios com o seu trabalho é relativamente simples: Ligue antes para a recepção da radio que você deseja ir, pergunte se é possível fazer uma visita para a entrega de material. Certifique-se de quem é a pessoa mais indicada para receber e escutar seu material. Sem essa de levar caixas de disco e sair distribuindo como se fosse “bala de goma”.
Economize, os discos custam caro. Disponibilize seu material de forma simples e objetiva, com telefones de contato e um release pequeno, dispensando,por exemplo, o repertorio de shows, fotos e coisas que não fazem muita diferença na hora de ouvir o disco, propriamente dito. Não seja inoportuno abordando as pessoas da radio como se fosse conhecido de todos, a menos que você realmente conheça e tenha relação com essas pessoas. Não seja um chato, daqueles que não param de falar sobre musica. Em rádios as pessoas trabalham bastante e quando recebem material, costumam a deixa-lo disponível para uma futura audição. Não pressione os profissionais para que seu disco seja ouvi com rapidez, isso não existe.
Procure conhecer as bandas que fazem parte da cena musical em que você está inserido, evite falar mal das bandas que você não gosta e sempre que for possível, procure conhecer as pessoas que estão fazendo musica a sua volta.
Estude, dedique-se e acredite no seu trabalho. Isso é o que mais importa. Não esqueça da internet, mande o seu som para o maior numero de pessoas que puder e pergunte o que elas acharam do seu trabalho.
Boa sorte a todos e um grande abraço.

No comments: