Monday 24 December 2007

PRA FRONTEIRA PARA ME ENCONTRAR

Acho que essa frase que tá ali no título diz muito pra muita gente. Principalmente os que saíram do interior para tentar ter uma vida melhor na capital. Eu nasci no interior, ali em Rivera, cidadezinha ao lado de Santana do Livramento, que hoje é virada em free shops e camelos, com os últimos lançamentos do cinema e da música. Mas pra quem volta aqui, como eu, as coisas ainda se parecem muito com aquilo que se via antigamente. Falo de 20 e poucos anos atrás...sim, ainda encontro alguns conhecidos, que da mesma maneira, vem pra cá, talvez pra se encontrar ou mesmo, se perder.
Agora são oito da manha, perdi o sono na madrugada e fiquei pensando em uma série de coisas, vi o sol ou a claridade pelas "gretas" da janela. Levantei, tomei um banho, fiz um mate e vim pra cá, afinal, com um note e uma internet, temos o mundo nas mãos. Bom comecei a respirar esse ar da fronteira, sorvendo um chimarrão amigo, coisa que trago comigo desde piá. E aqui me apresentei, com algumas linhas.
Tenho procurado e garimpado ideias, coisas realmente diferentes. Profissionalmente eu vivo disso, e as vezes, parece que a fonte seca. Daí é que percebo o quanto é importante sair do meio rotineiro e desaparecer pelas estradas do pampa, rumo a um lugar que sempre que chego, me recebe de braços abertos. Aqui ainda existe a palavra, que vale muito mais que um contrato, existe uma ética, existe noção de humanidade e existe gente de verdade. Isso é o que eu acho que faz toda a diferença do interior para a capital. Coisa inacreditável. Mas sim, ainda existe. Óbvio que o tempo se encarrega de mudar algumas coisas, mas eu garanto que aqui algumas delas, talvez as mais importantes, ainda não mudaram. Que bom, ainda faz sentido chegar aqui e ver a casa onde morei, onde passei uma pequena parte da minha infância. Rever alguns rostos conhecidos, transformados pelo tempo, mas com suas essências ainda ali. Aqui as ideias se apresentam das mais variadas formas, acho que por me sentir tão nativo desse lugar, me sinto mais tranquilo.
Sim, eu vou pra fronteira para me encontrar e espero que possa fazer isso por muitos e muitos anos.
Hoje é segunda, dia 24 de dezembro.
Abrá!!!

2 comments:

LE FAGUNDES ''TENTAR SEMPRE, DESISTIR NUNCA'' said...

''Aqui ainda existe a palavra, que vale muito mais que um contrato, existe uma ética, existe noção de humanidade e existe gente de verdade.''

Demorou, mas postou..mazaaa!!!Que tri!
Eu tbm sô do interior pra alguns!
E realmente a noção de humanidade é rara em grandes cidades!
Não seca tua fonte por coisas rotineiras, continua!

Josefina said...

"Existe gente de verdade"
Bah,agora chegou me dá orgulho de morar no interior...
Tem coisas que a gente não percebe e nem valoriza quando se tem,e uma delas é essa paz de cidade pequena,e esse afeto que existe,de tu andar na rua e ver que tu conhece quase todo mundo,é como se todos fossem uma grande familia...

Acho que tô mudando meus conceitos..É,não quero mais ir embora..hAIHiauHuiahAHI..

Bjo.